quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CONSULTORIA: Cougar Town



Na língua inglesa temos uma palavra certa para indicar esse tipo de mulher: COUGAR. O nome se refere a mulheres de mais de 35 anos que se relacionam com homens significamente mais jovens do que elas. Segundo o IBGE, desde 2008, as pesquisas apontam um crescimento no número de casamentos que apresentam a mulher alguns anos mais velha que o marido.

Mas o preconceito ainda é grande, um pouco pela pressão social, um pouco pela cobrança interna. Sobretudo das próprias mulheres que, aos trinta/quarenta, passam ainda por momentos de afirmação da própria liberdade e independência. 

"O comportamento e o discurso da sociedade mudaram, mas os valores ainda resistem", diz a antropóloga Mirian Goldenberg, professora na UFRJ e autora de "Toda Mulher É Meio Leila Diniz" (Editora BestBolso), que fala sobre a libertação sexual e emancipação feminina. Ela afirma que rapazes que se relacionam com mulheres maduras têm mais admiração por suas parceiras do que os demais. "Eles são muito apaixonados. Poderiam ter a mais jovem, mas preferem a mais velha, mesmo sabendo que é uma relação estigmatizada ", diz. 

Para o psicólogo Paulo Geraldo Tessarioli, muitas mulheres descobrem o sexo na faixa dos 40 ou 50 anos, pois se casaram cedo e pouco experientes. Depois que se separam, encontram um homem mais novo para viver o que perderam. E são as separadas, como Muricy [da novela Avenida Brasil], que sofrem ainda mais com a discriminação. 

Porém, na maioria das vezes, as que seguem o coração não se arrependem da experiência de um amor mais jovem. Os principais elogios aos “novinhos” são: sexo mais animado e com maior frequência; vida social agitada e novas amizades; a valorização do parceiro à experiência da mulher e maior carinho e atenção por parte dele.

Mas ATENÇÃO:

A mulher que namora um homem mais novo deve estar atenta para não fazer o papel de sua mãe. Deve respeitar as opiniões dele tendo em mente que está se relacionando com alguém que não tem a sua maturidade. Querer que um rostinho de 18 anos tenha a cabeça de um homem de 40 é querer juntar dois homens diferentes e transformá-lo em um objeto dos sonhos. A mulher deve aprender a valorizar o que ele ser tem de melhor: sua jovialidade, a cabeça bem menos cheia de problemas que os mais velhos e verá que é perfeitamente possível ser muito feliz com alguém com bem menos idade.

“Quanto mais mulheres se libertarem, menos preconceito haverá”, diz antropóloga Luciana Saddi, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.


Na história:

A Cougar mais emblemática da nossa história – não, não estou falando da Susana Vieira – ao meu ver é a Chiquinha Gonzaga.



Nas novelas:

Em Avenida Brasil, Muricy se separa de Leleco e começa a namorar o saradíssimo Adauto. Burro, mas sarada e absolutamente apaixonado por ela.

Laura Guimarães, a personagem da Letícia Spiller, em Malhação se apaixona por um home mais novo, com a idade do seu falecido filho.


Nas séries:

Coutney Cox, a Monica de Friends (eu AMO Friends), volta às telinhas em uma série super bem humorada, CougarTown, ela é Jules, que se separado marido e engata um romance com um amigo do casal, o Grayson, todos permanecem amigos, mas ela tem que lidar com o problema de não querer ter mais filhos, enquanto ele tem o desejo de ser pai.


No cinema:

No filme “I Could Never Be YourWoman”, de 2006 (em português “Nunca é Tarde Para Amar”, a protagonista Rosie, representada por Michelle Pfeiffer, também se apaixona por um homem mais novo. 



Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário